Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

domingo, 4 de novembro de 2007

A Importância dos Contos de Fadas

Ao trabalhar com os contos de fadas observei diferentes reações nos meus educandos, os quais procuraram construir assimilações com experiências pessoais, familiares, estudantis, etc.
Acredito que cada experiência com os contos de fadas, tem instigado na obtenção de um dinamismo maior em sala de aula. Assim sendo, percebi a necessidade de escolhermos histórias que venham desenvolver a imaginação dos mesmos, de forma lúdica e prazerosa.
Percebi também, que devemos ter cuidado na preparação da roda de leitura e do conto. Isso por que antes de contarmos uma história infantil, devemos saber como conduzi-la e direcioná-la, e estar preparado para possíveis perguntas que venham a surgir dos alunos.
Percebi também, que os contos de fadas são vivenciados pelas crianças como maravilhas; dessa forma, as crianças se sentem compreendidas bem no fundo dos seus sentimentos, esperanças e ansiedades, pois estes, em geral, estão cheios de misteriosos significados que vão ao encontro do lado psicológico e emocional, falando da vida e de todos os sentimentos próprios do homem. Eles dão soluções satisfatórias, mesmo que temporárias, às dificuldades da vida.
Os personagens dos contos de fadas caracterizam sentimentos; os monstros e as bruxas personificam nossos próprios temores e incapacidades contra os quais temos que lutar; as fadas são nossas capacidades e possibilidades ainda desconhecidas que, em determinadas situações podemos obter.
Sendo assim, por meio da exploração dos contos de fadas e das histórias infantis num todo, é possível alcançar soluções para as mais diversas dificuldades e problemas e juntamente, criar condições para uma aprendizagem promissora e fecunda.