Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Temas Geradores e Pedagogia de Projetos


Os textos estudados me propiciaram compreender que, quando falamos em temas geradores, estamos falando em uma maneira de pensar e repensar a escola em todos os seus aspectos educacionais, inclusive nos diferentes saberes escolares, pois eles podem estender-se, tornando-se significativos, e desta maneira, criar possibilidades de descobertas e aprendizagens, no qual teoria e prática se fundem as experiências sociais, resultando em um espaço para o pensamento criar-se e recriar-se.

Desta forma uma prática pedagógica que contemple os temas geradores propicia aprendizagens significativas, onde o pensamento pode ser criado e recriado por meio de reflexões, diálogos e trocas de experiências.

Paulo Freire menciona que “o que se pretende investigar não são os homens, (...) mas o seu pensamento-linguagem referido à realidade”.

Uma prática pedagógica que trabalha com temas geradores, está intimamente ligada à valorização das individualidades e da cultura de cada aluno.

E a pedagogia de projetos, também é uma ferramenta muito importante, pois ele é “uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem... favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares... em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. Portanto, os Projetos nos permitem um modelo de aprendizagem significativa, onde os alunos serão co-partícipes no processo relacional entre as fontes de pesquisas.

Além disso, os projetos não se esgotam no horário da aula, nem deve ser aglutinador de todas as aprendizagens de sala de aula. Ou seja, outros assuntos podem ser trabalhados e acrescentados a cada projeto trabalhado, abrindo assim um horizonte infindo de possibilidades de interações, argumentações e aprendizagens. Isso ocorre, pois, os temas partem da necessidade, interesse, curiosidade e desejos do grupo, surgindo oportunidades para argumentação, como em rodas de conversas, que possibilitam a interação entre os temas e o contexto social – conhecimento construído a partir da realidade. Também é possível se trabalhar vários assuntos de várias áreas do conhecimento, interligando-as ao tema central.

Somente desta forma o aluno será capaz de compreender sua realidade, ler o que o cerca, para então, poder interagir com ela e modificá-la, atuando e transformando sua própria história.