Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Compreendendo os PAs




Este semestre, foi para mim, se dúvida alguma, um período de acomodação dos conhecimentos, como se o quebra cabeça se montasse. Esta compreensão mais ampla ocorreu principalmente na interdisciplina de Seminário Integrador VII, com a proposta dos PAs.

As atividades desenvolvidas depois da conclusão do Projeto de Aprendizagem oportunizaram a minha maior compreensão quanto à estrutura e a sistematização do PA. Durante o desenvolvimento da proposta, pude refletir e analisar meu posicionamento inicial por meio da intervenção da colega revisora, e isso me permitiu chegar a algumas conclusões importantes.

Talvez a maior delas, seja a importância do PA na construção do conhecimento dos alunos e até mesmo do registro histórico de uma região. Esta proposta de pesquisa pode trazer muitas oportunidades de descobertas à vida dos educandos, como maior conhecimento social, o que oportunizaria a participação deles no convívio com o grupo social.

E o mais interessante é que este processo de construção do conhecimento, que o PA propicia, vislumbra que viemos estudando durante todo curso, onde "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Pedagogia da Autonomia, pág.47).

Este processo de construção do conhecimento é bem descrito por Iris Elizabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena “como um processo complexo de idas e vindas entre o que eu penso que sei”. Esta trajetória de idas e vindas foram bem marcantes durante o desenvolvimento do PA, que desafiou-nos na busca de novas descobertas, tendo como ponto de partida nosso interesse e curiosidade.

E é justamente esta curiosidade que devemos trabalhar em sala de aula, pois já disse Paulo Freire que “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".