Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

A Importância do Brincar





O brincar é um valioso mecanismo de desenvolvimento motor, psíquico, lúdico, enfim, um fator de grande importância no desenvolvimento integral do educando e de todo ser humano.
É brincando que a criança interage com o meio em que está inserido e permite que o meio e outras pessoas interajam com ela.
Através da brincadeira, do imaginar, fantasiar e criar, a criança descobre e molda seu próprio eu. Mas será que o brincar termina juntamente com a infância? Será que não mais o praticamos quando crescemos?
O brincar para a criança é o seu trabalho. Já para nós adultos, o nosso trabalho é o nosso brincar. Ou seja, a criança quando brinca ela imagina, cria situações, fatos, onde ela própria está inserida, muitas vezes num mundo de adultos.
Portanto, o brincar não termina jamais. Estamos sempre brincando!
Quem nunca presenciou uma menina brincando de mamãe ou um menino brincando de ser caminhoneiro?
O brincar é considerado como trabalho da criança, pois para ela este é encarado com muita seriedade, tanto que às vezes tomam atitudes de adulto para expressar-se durante as brincadeiras.
É comum as meninas brincarem de castigarem as bonecas por terem “aprontado” e replicarem: ‘Isso é para o seu bem. No dia de amanhã irá me agradecer”. Ou ainda, o menino fingir que liga pra esposa explicando que a carga atrasou e que irá chegar somente no outro dia.
E isso não acontece apenas com o faz de conta. Nas brincadeiras mais concretas a seriedade e o senso de justiça estão sempre presentes. Tanto que se alguém quebrar uma regra é, muitas vezes, encerrada a brincadeira com protestos e repreensões.
Isso tudo nos é cobrado pelo meio, e do meio é cobrado por nós, no nosso dia-a-dia como profissionais.
Há uma grande semelhança entre o brincar das crianças e o nosso trabalhar.
Assim como o brincar molda e contribui para o desenvolvimento da criança, construindo limites e responsabilidades, o nosso trabalho também nos proporciona isso.
Este molde é percebido quando nos tornamos adultos, onde muitas das atitudes que temos no nosso modo de agir, sofreu influência do nosso brincar quando crianças.
Da mesma forma que a brincadeira é para a criança, o trabalho é para o adulto e este pode ser um momento de prazer, aprendizado, satisfação, etc.
Por isso é muito importante que o brincar seja trabalhado dentro da sala de aula, onde ele possa ser uma extensão do processo de ensino-aprendizagem.
Afinal, se ele pode ser prazeroso, por que não usá-lo onde se necessita dele como estímulo?
O brincar é um dos instrumentos sociais mais completos para ao desenvolvimento humano em todos os âmbitos. Ele pode produzir, dentro de uma perspectiva lúdica, um grande suporte para a inclusão, desenvoltura, prazer em aprender e porque não em ensinar?
Com o brincar engajado no processo educacional a aula se torna mais prazerosa e o sucesso escolar estará garantido.
Portanto, utilizar o brincar na sala de aula se torna mais que lúdico e didático...
...Se torna um mecanismo enriquecedor do proceeso ensino-aprendizagem!