Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Recomeço

No início da elaboração do projeto de aprendizagem, fiquei bastante empolgada com o tema escolhido pelo grupo: a invenção fotográfica. Descobrir como ocorria a mágica do apertar de um botão e capturar uma imagem, era fantástico. No entanto, com o decorrer do projeto, fiquei um pouco desmotivada pois o mesmo tomou um rumo que não condizia com o desejado inicialmente. Cheguei a achar muito complicado a elaboração deste projeto. Refizemos duas vezes o que haviamos postado e mesmo assim haviam coisas que não estavam dentro do solicitado. Foi muito difícil ter perseverança para continuar quando ja não sabia mais como.
Então, no dia 13 de outubro tivemos aula presencial no pólo. Que aula maravilhosa!!! Devolveu minha vontade e expectativa frente ao projeto de aprendizagem!! Em grupo descobrimos um novo foco para nosso projeto que deixou a todas muito empolgadas.

A Educação segundo Paulo Freire, Èmile Durkeim e Kant

Através das leituras dos livros de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia e Pedagogia da Indignação” pude recordar muitas situações e acontecimentos que se desenrolaram ao longo de minha caminhada escolar.
Esta experiência, juntamente coma leitura dos textos, me mostraram a importância de se desenvolver um trabalho comprometido com o social do educando, procurando desenvolver suas capacidades argumentativas, conduzindo-o a reflexão crítica da realidade que está inserido, o que é de extrema relevância em sala de aula. Pois, como diz Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento”, mas fornecer condições para sua construção, respeitando os conhecimentos pré-construídos dos alunos e também suas realidades.
Com a leitura do texto “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora” de Émile Durkeim, também me auxiliou na reflexão sobre diversos aspectos da nossa educação atual.
Para Durkeim a educação é um esforço contínuo para preparar as crianças para a vida em comum. Por isso, a necessidade de se impor a elas maneiras adequadas de ver, sentir e agir, às quais não chegariam espontaneamente.
A sociedade nos ensina a sermos subordinados as leis, a consciência e a princípios que são de interesse comum e social, contribuindo e fornecendo mecanismos para que cada cidadão possa exercer sua autonomia e lutar pelos seus ideais sem que para isso, seja necessário quebrar as normas sociais e as concepções construídas.
Portanto, dentro desta sociedade, a educação entra como um mecanismo de extrema importância: ela deve ser socializadora. E a escola e os professores, são uma das partes responsáveis pela realização deste papel delicado. Delicado, pois se devem criar condições para a construção dos conhecimentos sem bloquear a autonomia de pensamento das crianças e jovens.
Concordo com a citação de Kant quando diz que “a educação, no mais amplo sentido, é constante, é a busca da perfeição...”e esta busca é pessoal, individual e conforme as vivências, oportunizadas pelo meio social e pela sistema educacional.