Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Gestão Democrática Educacional

Com embasamento no texto “Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências” de Isabel Letícia de Medeiros e Maria Beatriz Luce, pude analisar o mapa conceitual da Gestão Democrática com um maior entendimento. Por meio destes dois subsídios pude perceber claramente como se fundamenta uma escola alicerçada nas concepções democráticas.
A escola tem o dever de desenvolver ações que visem à construção da cidadania, através de uma educação de qualidade relacionada com o social.
E para isso, é necessário que ela também facilite a participação da comunidade escolar, abrindo caminhos para um processo educativo flexível e aberto para inovações e mudanças.
Acredito que a democratização da escola e de suas ações só virá a favorecer a melhoria da qualidade do ensino. E com isto a sociedade estará marchando para um futuro próspero, através de uma participação ativa e comprometida com o social e com o real.

As Esferas do Governo

Com o estudo deste módulo compreendi o funcionamento e as obrigaçãoe sque cabe a cada esfera do governo dentro do ambito educacional, que é assegurado pela Constituição Federal que reconheceu os estados e municípios como componentes fundamentais da Federação. Com isso, se estabeleceu o Federalismo e a descentralização do poder.
Fundaram-se as três esferas do governo: O Federal, o Estadual e o Municipal.
Cada esfera passa a ser responsável, em priorizar parte do ensino educacional, oportunizando recursos e meios para que este se desenvolva dentro das exigências.
A partir daí, os estados e municípios também são responsáveis pela qualidade da educação. E para que estas responsabilidades sejam melhores cumpridas criaram-se diversas normas e leis que ajudam neste processo, não podendo ser violadas.
Acredito que com a descentralização da autoridade de decisões, o país e o sistema de ensino conseguem fazer um trabalho muito mais qualificado e dentro das realidades locais de cada contexto social.