Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

sábado, 17 de outubro de 2009

Considerações e Descobertas Interessantes sobre a EJA


Ao ler o texto da autora Regina Hara, pude refletir sobre a alfabetização dos adultos e a forma como este processo ocorre.

Já havia visto em outras interdisciplinas que o homem construi seu próprio conhecimento, portanto compreendi que na escrita não é diferente. Tanto Emília Ferreiro, como Teberosky e Paulo Freire tomam o homem como sujeito cognoscente e construtor do seu conhecimento e “quando aceitamos que o homem seja sujeito na compreensão do mundo, aceitamos que também o seja na construção do seu conhecimento sobre a escrita, uma parcela do conhecimento social”.

Pude ver que a compreensão do código escrito precede a entrada na escola e que, portanto, os adultos não escolarizados também possuem concepções de escrita. Sendo assim é necessário se estruturar um projeto para aprender e não apenas um método de ensinar.

Um dos principais pontos a ser respeitado são a valorização e a incorporação das experiências acumuladas pelos alunos, no processo de ensino-aprendizagem. Assim, criam hipóteses com significado, o que propicia maior conhecimento, enquanto o processo de escolarização se realiza. E dentro deste processo, muitas descobertas surgiram.

Uma delas são as diferenças e as semelhanças existentes entre a alfabetização de adultos e a de crianças. Devido a estas diferenciações e a todas as características e aprendizagens que construíram durante a vida é que a alfabetização de adultos possui algumas características que a distingue da alfabetização das crianças.

Os adultos possuem a consciência de que a escrita é a representação da sonoridade, ou seja, da fala, o que muitas vezes não ocorre na criança em início do processo de alfabetização.
Além disso, o adulto já possui o conhecimento de que o nome da letra representa sua sonoridade. Isso possibilita ao adulto verificar se a palavra que ele supõe ou acredita estar escrita em um determinado texto, é realmente a correta, através da sua letra inicial, por exemplo.

Outro ponto que achei basta te interessante são os estágio que o adulto percorre durante a concepção do domínio da escrita. Escrita pré-silábica, silábica, silábico-alfabético e alfabético, que são os mesmos estágios que a criança passa no processo de alfabetização.
Para mim que desconhecia o processo de aquisição da escrita nos adultos, foram bastante interessantes estas novas descoberta.