Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

domingo, 1 de junho de 2008

Contratempos Tecnológicos

Este blog foi construido com a finalidade de ser um suporte para que expusessemos nossas aprendizagens, dificuldades, anseios, medos, e por que não dizer desabafos?!
Pois nesta última semana estive diversas vezes a ponto de desistir do curso. Pensei em jogar tudo pro alto!
Graças à Deus que não o fiz.
Estive durante vinte dias off line por força maior. Meu computador estragou e demorou para ficar pronto.
Impossibilitada de ir ao pólo durante os horários disponíveis ao curso, fiquei com um grande número de atividades atrasadas. Quando digo grande número é para não dizer imenso, pois fiquei apavorada e em pânico quando me sentei em frente ao micro.
Procurei fazer alguns trabalhos na lan house mas o barulho e os jogos eram insuportáveis e acabei desistindo na esperança que no dia seguinte meu computador estaria em casa, mas nada.
Foram vinte dias de pressão psicológica, mas a luta chegou ao fim. Coloquei minhas postagens em dia e agora meu blog que também estava abandonado recebeu novas postagens.
Você pode pensar porque estou relatando isto aqui, neste espaço.
Pois lhe responde que é unicamente para você que neste momento está lendo e pensando: é assim que estou.
Não desista, mesmo que você tenha pesadelo com as atividades. Eu também tive(e cá entre nós, eles foram bem assustadores!)
Em meio ao desespero, levante a cabeça e lembre-se: uma atividade por vez.
Depois da tempestade, Deus sempre nos presenteia com um belíssimo show de cores. Vença para contemplar teu arco-íres!

Considerações sobre o vídeo Balance
Assistindo o vídeo Balance e analisando os fatos que nele se desemrolam, conclui que cada habitante ocupava um lugar único, distinto e de igual importância dentro do grupo e do ambiente, preocupando-se em desempenhar suas funções, obrigações e necessidades, assim como suas ações, voltadas para o bem estar comum.
Reconheciam sua importância e não sentiam necessidade de provar isto a ninguém, pois tudo que faziam era para contribuir para a igualdade e bem estar do grupo, lutando e buscando a sobrevivência, sem que para isso precisasse se sobrepor aos demais.
Suas ações estavam interligadas e todas suas atitudes e movimentos estavam em sincronia, formando um conjunto harmonioso, trabalhando para que o bem-estar do próximo e, conseqüentemente o seu, estivessem em primeiro plano.
Eles tinham como prioridade manter o equilíbrio do lugar onde viviam, com a consciência de que se algum deles deixasse de cumprir suas funções o equilíbrio se perderia e eles pereceriam. Foi o que aconteceu no final, devido ao egoísmo e a atitudes individualistas, pois um sistema, por mais simples que seja, é formado por diversos aspectos e componentes que se inter-relacionam e são dependentes, diretamente ou indiretamente, uns dos outros.
Portanto não é possível que um sistema se perdure se os seres que os compõem viverem individualmente, separados e distantes uns dos outros. Para que haja equilíbrio é necessário que cada um execute as tarefas e ações que lhes são definidas para que os demais possam usufruir delas e este dos demais. É uma troca mútua de sustentação e sobrevivência.
Quando um ser deixa de exercer suas funções, outro ser terá de realizá-las. No entanto este já possui as suas funções e muitas vezes não é possível que possa exercer duas funções distintas ao mesmo tempo. Um exemplo disso nos foi dado no filme. No final quando fica apenas um personagem, ele não consegue executar sua tarefa, que seria ouvir a musica da caixa, e ao mesmo tempo equilibrar a tábua. Ou seja, ele lutou, brigou, destruiu para adquirir algo que acreditava ter um imenso valor e, no entanto, não pode usufruir dela. E o pior, destruiu o que realmente tinha valor: o que o cercava, seus amigos, seus companheiros.
O vídeo relata genuinamente o desenrolar da história da evolução humana e do nosso planeta, mas esta história também pode ser tirada como lição para nós educadores refletirmos sobre nossa prática diária, nossa maneira de executarmos "nossas tarefas".

Será que estamos trabalhando para um bem comum, dando o melhor de nós para que o equilíbrio seja dosado na medida certa? Será que nos preocupamos com o que realmente é valioso?
Infelizmente o homem está evoluindo para o abismo.
O homem está preocupado em provar que é melhor no trabalho, na família, nas suas ações, que é mais importante que os demais jogadores do grupo de futebol, que ele pode tudo e que é ele quem manda, se esquecendo do que realmente é importante.
Perdeu-se a essência natural de fraternidade, compaixão, amor à vida, seja ela em qual forma de manifestação for.
Hoje o homem só pensa em adquirir, produzir, criar, construir e modernizar. Ações extremamente importantes para a evolução humana se fossem desenvolvidas com a finalidade de abranger a melhoria da qualidade de vida de todos e visando a conservação o bem estar comum.

No entanto, está ao nosso alcance,nós educadores, colaborarmos para que as crianças de hoje possam perceber o que realmente é importante: viver em bem estar e conservar o nosso planeta e nossos valores.
Está em nossas mãos uma pequena partícula de esperança, mas unidos somos um aglomerado.

Classificação e Seriação


O estudo desta temática levou a compreender os conceitos de classificação e seriação de outro ângulo.
Sendo assim, ações como agrupar objetos pela cor, pelo tamanho, montar quebra-cabeças, freqüentemente consideradas por mim, atividades quase que exclusivamente lúdicas, na verdade são tão ou mais importantes para o desenvolvimento intelectual de uma criança do que tantas outras atividades que aplicamos no dia-a-dia.
Muitas vezes imaginamos que uma criança está apenas brincando ao manipular, contar, posicionar objetos. Na realidade, ela está de modo regular e espontâneo desenvolvendo estruturas abstratas, como os esquemas de seriação e classificação, que posteriormente, organizarão o pensamento lógico-matemático.
Piaget nos ensina que as estruturas intelectuis pertinentes desenvolvem-se através das próprias atividades da criança, quando ela compara, ordena, reparte objetos físicos, quando ela age.

Perguntas que nos Respondem Dúvidas e Curiosidades

Para última aula presencial de Seminário Integrador IV, tivemos a tarefa de coletar, antecipadamente, perguntas que os nossos alunos tinham vontade de fazer sobre temas e assuntos que tinham curiosidade.
De início fiquei um pouco receosa quanto a forma de introduzir a novidade com eles. Cheguei a conclusão de que a maneira mais objetiva seria a mais adequada.
Sendo assim, abri um espaço durante a aula e interagindo com eles, levei-os a formular perguntas que aos poucos foram virando uma troca de informações e em muitos momentos um debate.
No entanto, o que mais me surpreendeu, foi que eu imaginava que iria ajudá-los a esclarecer suas dúvidas e matar suas curiosidades, mais uma vez me enganei. Posso dizer com toda convicção: aprendi muito mais do que ensinei!
Descobri coisas fantásticas sobre a vida e a maneira de pensar e agir de meus educandos. Além de perceber que toda pergunta por mais boba que pareça ser, não é. Pelo contrário, ela pode desencadear uma grande teia de assunto e ser responsável pelo desenvolvimento de um projeto prazeiroso e rico em descobertas.

Classificação de Softwares

A atividade sobre a classificação de softwares foi bem interessante. Através dela pude perceber a importância que os softwares tem na construção do conhecimento, sendo um forte aliado no despertar da curiosidade e do desejo de descobrir novos horizontes, talvez antes inimagináveis.
Além disso, compreendi a necessidade de sabermos selecionar um software de qualidade e o quanto esta atitude acelera e contribui para o processo ensino-aprendizagem.

Ausência no Blog

Este último mês foi, para mim, um periodo bastante conturbado, onde as atividades cotidianas, juntamente com os imprevistos superaram o tempo disponível. Foram tantas coisas ocorrendo ao mesmo tempo que encontrei dificuldades em me organizar para realizar as atividades propostas pelas interdisciplinas. Sendo assim, fiquei sem poder postar, neste ambiente, as minhas experiências, anseios e preocupações. No entanto, as aprendizagem aconteceram, as dúvidas surgiram e as dificuldades também fizeram parte deste contexto. Gostaria de compartilhar com todos vocês, deixando registrado neste espaço, fatos que de alguma forma me enriqueceram como profissional e como ser humano.