Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

terça-feira, 26 de maio de 2009

A Auto-Estima e a Auto-Imagem na Criança

Através da leitura do texto disponibilizado pela interdisciplina Questões Étnico Raciais na Educação, pude refletir e analisar mais precisamente como o comportamento e a realidade vivenciada por uma criança, pode contribuir positivamente ou negativamente na construção e desenvolvimento da auto-estima e da personalidade do indivíduo, cuja é fator imprescindível para a convivência em sociedade, seja qual for sua etnia.
Nesta reflexão o texto de Marilene Leal Paré, Auto Imagem e Auto Estima na Criança Negra: um Olhar sobre seu Desempenho Escolar, me remeteu a reflexão sobre a discriminação racial, que está muito difundida em nossa sociedade desde a colonização brasileira, com características marcantes da escravidão. No entanto, pude perceber que se as características etnicas forem bem trabalhadas em casa e na escola, a criança pode se aceitar e se respeitar, amando-se da maneira que é. Não negando sua etnia a criança consegue valorizar sua cor e se achar privilegiada, por ter traços marcantes ede uma cultura única. Com isso, a criança consegue se inserir positivamente no grupo social, construir laços afetivos e se desnvolver como indivíduo ativo e responsável.