Mineide Hainzenreder

Atualmente resido em Morrinhos do Sul, RS. Sou professora e também ensino a Palavra na Escola Bíblica Dominical da minha igreja. Estou cursando licenciatura em Pedagogia na UFRGS, no pólo de Três Cachoeiras.

sábado, 18 de abril de 2009

O Conhecimento e a Aprendizagem

A interdisicplina Psicologia da Educação me auxiliou, com seus textos e atividades a refletir sobre o fazer docente e sobre como se dá a aprendizagem no educando.
Acredito que as atividades em sala de aula devem ser planejadas de forma que seja significativa para o educando e também direcionada para que ocorra a aprendizagem. Neste aspecto, a epistemologia genética apresenta uma teoria que vem contribuir com este pensamento. Sabendo que o conhecimento do educando é promovido pela ação direta deste com o objeto de estudo, condiz com o que acreditava Piaget, pois a ação exercida na aprendizagem se dá de maneira física (entre o sujeito e o objeto no decorrer do seu dia-a-dia e com o meio em que vive) e também de maneira mental, por meio da análise e reflexão sobre o objeto em estudo.
Ela vai muito além da assimilação de conhecimentos pelo indivíduo midiatizado pelo meio ao qual está inserido, pois compreende toda a análise, reflexão e ações que o indivíduo exerce sobre o meio, ocasionando um processo de modificação e transformação. Esta transformação é produto de um caminho que se vai construindo gradativamente, seja ele de forma direcionada, como no sistema educacional, ou de maneira sócio educativa, na sua própria relação com o mundo.
E a aprendizagem é o caminho que leva até o conhecimento. Ela está presente em todos os momentos de nossas vidas e está em constante evolução.

Reflexões dos Projetos de Aprendizagens _PA

A execução deste Projeto de Aprendizagem, à princípio, pareceu-me um tanto desnecessário. O que mais aprender a respeito de como pesquisar algo que me chamasse a atenção? Livros, revistas, internet e tantos outros mecanismos seriam ferramentas mais que abrangentes e suficientes para concluir esta proposta. Enganei-me.
Percebi que o fazer pesquisador, o despertar para o desconhecido, a busca por aquilo que desejamos saber, não pode ser meramente encontrado ou respondido por poucas palavras, se abrindo qualquer enciclopédia. O descobrir o novo vai além disso, muito além. É contribuir para a construção de uma nova fonte de pesquisa. É organizar um registro que até o momento era inexistente, possibilitando a complementação de acervos e instrumentos de pesquisa, podendo, inclusive, tornar-se um registro importantíssimo e de extrema relevância para o registro histórico, político, cultural e social de um povo ou até mesmo de um ecossistema.
Pesquisar tornou-se, para mim, a possibilidade de descobrir aquilo que ainda está esperando para ser dividido com o mundo. E é este pensamento que quero desenvolver em meus educandos.